Menu Principal

9 de julho de 2010

Na Feira das Nações

Texto extraído do blog De Platão à salsicha


Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O melhor do mundo está na Paraíba?

Ontem foi o último dia da Feira dos Estados e Nações. Quem foi, com certeza, se decepcionou. Víamos apenas novidades e estandes em escassez, além de objetos com preços absurdamente altos. No meio de tanta perda de tempo, uma multidão se aglomerava.

Um pequeno estilete, um pouco de água, muita argila e um talento imensurável. Era apenas o que se observava. O escultor paraibano Zaia não precisou de objetos de outros lugares nem de nenhum chamariz para, em pouco tempo, todos pararem boquiabertos diante de tamanha beleza - não a dele, mas a de sua obra. Seu trabalho criava um alvoroço em todos que passavam. Impossível não parar para admirar, pelo menos até ver ele terminar um e começar outro.



Com peças custando 100 reais, o escultor fazia, em aproximadamente 25 minutos, um busto de quem se dispusesse a pagar. Se acha caro, é porque nunca viu a obra do mestre Zaia - como é conhecido. A fila ficava cada vez maior e não vi ao menos uma pessoa (nos 40 minutos que fiquei observando) se queixar do preço ou pedir um desconto. Queria eu ter o dinheiro para também entrar na fila.

Quem quiser saber mais sobre o mestre Zaia, é só acessar seu site, que traz a biografia do escultor em texto, fotos e vídeos. Nessas duas últimas seções, podemos ver os bustos que fez para famosos, bem como outras grandes obras do artista - "grande" no sentido de extensão.

Pessoas como o mestre Zaia são exemplos de que não devemos supervalorizar a cultura estrangeira em detrimento da nossa. Cada espaço tem seus pontos fortes e característicos, um não é melhor ou pior que o outro, apenas diferente - o título da postagem é só um chamariz, pois não acredito que minha cultura seja superior a sua, sendo o inverso também verdade. Contudo, tenho que confessar, fiquei feliz porque, em uma Feira dos Estados e Nações, o que mais chamou atenção foi um paraibano, nascido no interior do estado: Pilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário