Menu Principal

10 de julho de 2010

Zaia fez escultura do personagem Roque Santeiro

21/10/2003 22:00
por Salão de Humor
Foto: Manoel Eduardo


Um dos grandes convidados do XXI Salão de Humor do Piauí/Brasil, Izaías Alves da Costa, conhecido nacionalmente como Zaia, que tem como marca caricatura em argila, está em Teresina participando do evento. Ele está radicado há dez anos em Natal, no Rio Grande do Norte, apesar de ser paraibano de nascença.

Há 20 anos trabalhando como caricaturista em argila, Zaia obteve reconhecimento e já fez trabalhos expressivos nacionalmente. Um dos mais famosos foi a escultura do personagem Roque Santeiro, da novela de mesmo nome, da Rede Globo, em 1986. “Modelei a escultura do Roque, mas minha preferência é trabalhar com bustos e caricaturas em argila. Atualmente, faço meus trabalhos na Praia de Ponta Negra, em frente ao Shopping Casa Branca, em Natal”, disse o artista.

Zaia considera o Nordeste o melhor lugar para morar. “Já recebi vários convites e propostas tentadoras de trabalhar em grandes empresas de São Paulo, com bons salários, mas eu já dei minha contribuição e não saio mais de Natal”, disse.

Atualmente, cerca de 99% dos trabalhos de Zaia é levado para a Europa, mais precisamente por turistas que pagam a bagatela de US$ 50 por uma caricatura de si próprios. O trabalho do caricaturista é vendido para países como Espanha, Portugal, França, Itália, Suíça, Suécia, Noruega, Alemanha, entre outros.

No eixo Rio-São Paulo, os trabalhos mais importantes e também recentes foram para uma fábrica de brinquedos, realizando os moldes de bonecas nacionalmente famosas, como
suas homônimas, entre elas a boneca da Sandy (em 1997 e 1998), a Mile, das Chiquititas; a Emília, do Sítio do Pica-Pau-Amarelo.

Quem quiser contratar os trabalhos do artista, Zaia ficará na capital do Piauí até o dia 25. Quem quiser entrar em contato com o artista aqui em Teresina poderá encontrá-lo na Galeria do Clube dos Diários, ou agendar um horário com Vânia (9404-4914). O e-mail de Zaia é: zaia.costa@bol.com.br" .


Nenhum comentário:

Postar um comentário